quarta-feira, 11 de julho de 2012

Um bom negócio na limpeza

A empresa
Uma empresa de limpeza é uma prestadora de serviços que se propõe a oferecer pessoal devidamente qualificado – inclusive os encargos trabalhistas – e todo o material para o desenvolvimento das tarefas.
O entendimento de como funciona uma empresa passa pela compreensão dos tópicos seguintes.
  • O que é uma limpeza eficiente: limpeza é a remoção de qualquer corpo indesejável, visível ou não, da superfície sem danificá-la ou causar alterações em suas características originais. Para que isso aconteça é preciso usar procedimentos, produtos e equipamentos apropriados para cada função. Uma boa limpeza (dependendo do tipo de sujeira existente) deve passa por mais de uma etapa que são de higienização, desinfecção, sanificação, esterilização e assepsia.
As tarefas relativas à limpeza e conservação são a lavagem do ambiente, varrição, remoção do pó, enxágüe, aspiração e outras que se façam necessárias. No dia-a-dia as principais tarefas da limpeza devem acontecer no sanitário, nos pisos, paredes e portas, equipamentos de incêndio, janelas e vidros.
Durante o processo de limpeza de uma ambiente os funcionários devem estar dispostos em equipe ou divididos por zonas de trabalho. O trabalho em equipe consiste em profissionais especializados em uma área determinada. Cada membro da equipe é responsável por um serviço específico. Na limpeza por zona, cada membro é responsável por todo o processo de limpeza. No quadro abaixo, você pode comparar os dois tipos de limpeza:

Limpeza por equipe
Limpeza por zona
Número de especialistas varia dependendo do local. Normalmente, são quatro especialista por equipe.Os funcionários que trabalham por zona fazem todo o serviço – desde espanar a te recolher o lixo. São uma espécie de coringa
Os especialistas em limpeza específica são usados para trabalhos em grandes áreas.O profissional faz toda a limpeza em uma área determinada.
Esse profissional faz é responsável por menos funções, porem em uma área muito maior.Na limpeza por zona, o profissional é responsável por toda a limpeza de um ou mais locais (andares).

  • Corpo técnico-administrativo da empresa: a prestadora de serviços de limpeza deve possuir quatro setores distintos. A diretoria é a responsável pela tomada de decisões administrativas e financeiras. O diretor-presidente deve ser uma pessoa sociável e que tenha aptidão para o cargo. Ele deve estar sempre atento a todos os acontecimentos da empresa. A gerência deve se ocupar de assuntos como a negociação e contratação de serviços, compras de produtos, equipamentos e acessórios, treinamento e contratação. As supervisões são responsáveis por instruir os funcionários, realizar vistorias e estar em contato direto com os clientes. O setor de limpeza é constituído pelos responsáveis pela execução dos serviços de limpeza.
  • Um auxiliar de limpeza costuma ser responsável por uma área de 400 m2 de piso frio em área interna por dia ou 200 m2 de piso pavimentado em área externa, também por dia.
  • A infra-estrutura de uma empresa deve ser composta por um escritório, sanitários, depósitos e área externa.
  • Procedimentos legais para abrir uma empresa de prestação de serviços de limpeza: o primeiro passo é contratar um contador que será responsável por fornecer orientações sobre como proceder com os demais tramites legais. Essas empresas são incluídas no regime de recolhimento de limpeza denominado ISS (Imposto sobre Serviço). Deve também conhecer o sindicato da região (Asseio e Conservação). Para as instalações físicas, o empreendedor deve procurar a prefeitura da cidade onde a empresa será aberta. O quadro abaixo mostra os passos para a abertura da empresa:

Abertura de uma empresa prestadora de serviços de limpeza
Registro na Junta Comercial
Registro na Secretaria da Receita Federal
Registro na Secretaria da Fazenda
Registro na Prefeitura do Município
Registro no INSS (somente quando não tem o CNPJ)
Registro no Sindicato Patronal

Custo dos serviços prestados
O cálculo do custo varia de acordo com o serviço prestado e para isso acontecer é preciso fazer um levantamento criterioso das instalações a serem limpas. No exemplo de cálculo abaixo foi adotado a moeda UM$ com o valor estimado de gastos com material e equipamentos de UM$ 800,00. 4 funcionários, cada um recebendo UM$ 300,00. Encargos sociais de cada um UM$ 300,00. Despesas tributárias, administrativas e operacionais no valor de UM$ 500,00. O total acrescido de uma taxa de 20% de lucro.
O valor total de cada parcela do custo deve somar os valores acima relatados, o que resulta em UM$ 3.700,00. Com os 20% estabelecido como margem de lucro tem-se um total de UM$ 4.400,00 – esse o cálculo a ser feito para se cobrar o valor mensal dos serviços de limpeza.

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