domingo, 24 de junho de 2012

Tao Te King


Já na clássica e milenar obra oriental “Tao Te King” de autoria de Lao-Zi (604-Kung-Fu.
517 a.C.), é colocado que a cultura de forma geral é uma “arte viva”, em constante
mudança e transformação, buscando se adaptar e superar as dificuldades que
surjam em todos os momentos em prol de uma harmonia maior. Seria essa a
filosofia base do Taoísmo, uma das culturas mais antigas e populares da China com
forte influência histórica no Kung Fu.




O termo “marcial” é proveniente do nome da divindade romana das guerras, o
Deus “Marte”, equivalente ao Deus “Ares” do panteão grego (LIMA, 2000; HAUSEN,
2004). Portanto, etimologicamente o termo “artes marciais” expressaria o significado
“arte da guerra” (ARAÚJO, 1997; TURELLI, 2008). Tubino, Tubino e Garrido (2007,
p.164) dizem sobre as artes marciais que: “Atualmente, têm um largo emprego como
Defesa Pessoal, Esporte, meio para Aptidão Física e saúde, meio de Educação etc.”. 

 

Refletindo sobre as premissas anteriores, um entendimento generalizado e
amplo para o significado da expressão “artes marciais” seria um conjunto de
ferramentas sócio-educativas que contribuem para o desenvolvimento físico e na
estruturação do comportamento e do caráter de seus praticantes,
independentemente do local e/ou cultura, respeitando preceitos ético-filosóficos
durante sua prática.




Kung-Fu estudado na presente pesquisa.de forma mais aprofundada no que diz respeito ao Kung-Fu, busca explanar as duas origens históricas dentro da referida arte: Kuoshu e Wushu.


Logo, buscando conceituar e convergir o significado da expressão, ”artes
marciais” seriam: todas as técnicas marciais de caráter sócio-educativas,
estruturadas em métodos didático-pedagógicos, que por sua vez são embasados
por uma ou múltiplas filosofias que pregam harmonia, saúde, qualidade de vida e
acima de tudo a paz por seus praticantes. Aqui, é possível observar os preceitos
éticos do

Já a escola Externa (também conhecida como “rígida”) enfatiza,
primordialmente, os treinamentos de caráter marcial com saltos, investidas físicas
bem vigorosas e respirações mais rápidas e intensas, para então, posteriormente,
enfatizar as práticas meditativas de forma mais objetiva, ou seja, de “fora pra
dentro”. Exemplificam-se aqui como alguns estilos da ramificação Externa: Hung Gar
(Punho da Família Hung – também conhecido como Garra de Tigre), Fei Hok Pai
(Garça), Pak Ton Lon (Louva-Deus), Shaolin do Norte, Serpente Divina e Yen Jao(Garra de Águia). Historicamente, o mais famoso núcleo de difusão dosFan Zi estilos Externos foi o Templo Budista de Shaolin (LIMA, 2000; KOPPE, 2009).


Tai Chi Chuan, traduzido como “Arte do Punho Supremo” ou “Punho da Suprema Cumeeira”possui 5 famílias principais e uma gama imensa de outros sub-estilos e derivações. As famílias são:Yang (o mais praticado do mundo), Wu (o segundo mais praticado no mundo), Chen (o mais antigodentre eles e o terceiro mais praticado no mundo), Wu/Hao (o estilo mais lento e compacto dentreeles e o quarto mais praticado do mundo) e Sun (criado a partir da mescla dos estilos Xing Yi e PaKua Chuan e o menos difundido dentre eles). Ressalta-se ainda que, existem diversas ramificações esub-estilos menores do Tai Chi Chuan pelo Brasil e pelo mundo. Como exemplos existem os estilosMacaco (Monkey) e Cardio Tai Chi, difundidos pelo Mestre Daniel Weng (EUA) e o estilo Changdifundido pelo já falecido Grão-mestre Chang Tung Sheng (EUA) (MOCARZEL, 2010b
O





Onde hoje se encontram os países da China e Mongólia. Esta arte recebeu o nome
Chiaoe arremessos em duelos entre os animais córneos, isto é, possuidores de chifres
como búfalos, alces e bois (TONG, 2005).

No primeiro dos cinco prefácios da obra de Tong (2005), é pontuado por Chen
(1931) que o existiam: uma de natureza mongol (Ku Ti passou por uma significativa reestruturação metodológica incluindo a mudança do seu nome (vindo a se chamar
nomenclatura variava de acordo com a Dinastia reinante, a região ou mesmo a
escrita de cada povo e tribo. Somente em 1928 o governo chinês determinou a
unificação da nomenclatura (2003).

Shuai17, um estilo de Kung-Fu, baseado primordialmente na observação das quedasShuai Chiao adveio da junção de duas técnicas de autodefesa que jáGuan Jiao) e outra de procedência tibetana (Bu). Com a união das duas formou-se uma terceira técnica (Jiao Di, Jiao Li ou Chiao). Após os períodos Wei e Jin (aproximadamente entre os séculos II e III), a técnicaXiang Buo ou Xiang Pu). Posteriormente, aShuai Chiao) para toda a nação (FERREIRA, Arthur,


Kati
Santos (2006) ainda coloca que a dificuldade do
Assim, é possível desenvolver valências físicas e aperfeiçoar a qualidade técnica dos golpes para
obter um bom desempenho marcial. Hoje, após a prosperidade da comunicação mundial e da
propagação da arte como esporte, o
forma. Pimenta (2009) esclarece que o nome
japonesas e
é uma coreografia marcial que simula os combates de indivíduos armados ou não. Paulo doskati é de acordo com o nível técnico do praticante.kati também pode ser chamado de: taolu, rotina, sequência e/oukati é utilizado nas artes marciais chinesas, kata naspoom see nas coreanas.

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