domingo, 24 de junho de 2012

Shuai jiao

Shuai jiao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Shuai jiao
Afresco de Dunhuang (dinastia Tang, 618-907)
Informação geral
FocoAgarramentos
DurezaContato pleno
Outras informações
Esporte olímpicoNão
Linha do tempo das artes marciais  · Lista de artes marciais  · Projeto Artes Marciais
Shuai jiao (chinês: 摔跤 ou 摔角; Pinyin: shuāijiāo; Wade-Giles: shuai-chiao), é um estilo de wrestling tradicional antigo originado na China há mais de quatro mil anos. Apresentando técnicas de projeções e quedas seguidos de golpes traumáticos, é um dos sistemas do wushu. O termo também é empregado na China para designar práticas modernas de wrestling.

[editar] História

Acredita-se que o shuai jiao tenha sido criado pelo lendário Jakus-Shu, também conhecido como o "imperador amarelo", e chegou na China através da Mongólia há mais de quatro mil anos. Surgiu do jiao di (Wade-Giles: chiao ti) antiga luta onde os guerreiros combatiam corpo-a-corpo em lutas de agarramento e quedas. Por tradição os guerreiros usavam um elmo com afiados chifres que eram arremetidos contra o oponente. Muitas vezes as lutas causavam a morte de seus contendores.
Como todos os sistemas de luta chinesa, era originariamente uma luta bastante popular e seus combates não tinham regras específicas, levando eventualmente os combatentes à morte.
A partir do final do século XIX foram introduzidas regras para competição esportiva. Actualmente tornou-se um desporto de competição na China e um dos mais praticados.

[editar] Ligações externas

Commons
O Commons possui multimídias sobre Shuai jiao

Site

Nenhum comentário:

Postar um comentário