segunda-feira, 10 de setembro de 2012


por Jairo Siqueira em 18/03/2007 · 25 comentários
O Mapa Mental (Mind Map) é um valiosa técnica que melhora o processo de anotar e organizar suas idéias e fortalece sua criatividade na solução de problemas. Usando o Mapa Mental você pode identificar e entender rapidamente a estrutura do assunto estudado, pois as relações e conexões entre as diversas peças de informação ficam mais evidentes.
O Mapa Mental é um recurso gráfico que substitue o processo convencional de anotações sob a forma de listagem. Um bom Mapa Mental mostra a “fotografia” do assunto, evidencia a importância relativa das informações ou conceitos relacionados ao tema central e suas associações.
Mapa Mental (Mind Map)
Os Mapas Mentais são utilizados para:
  • Fazer um sumário das informações.
  • Consolidar informações de diferentes fontes.
  • Analisar problemas complexos.
  • Apresentar informações num formato que mostra a estrutura geral do assunto.
Você pode usar o Mapa Mental para resumir um livro, analisar as causas de um problema, planejar um livro ou artigo, estruturar um blog e muitas outras aplicações. É uma das mais populares ferramentas de criatividade. A pesquisa pelo tema “Mind Map” na internet (Google Imagens) resulta em mais de 1.940.000 respostas.
No e-book Criatividade Aplicada você encontra tutoriais detalhados sobre a utilização do Mapa Mental e outras ferramentas de criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário